De Bluetooth a serviços de localização, cada vez mais tecnologias móveis e sem fio vão alterar o modo das empresas se relacionarem com parceiros e funcionários.
A empresa de pesquisas de mercado Gartner apontou dez tecnologias móveis ou sem fio que serão fundamentais no relacionamento entre empresas ou entre a empresa e seus funcionários.
“Essas tecnologias móveis foram selecionadas porque ou afetam as estratégias corporativas, ou parceiros de negócio e funcionários as adotarão e esperarão que a empresa as adotem, ou resolvem questões ligadas à mobilidade que as corporações terão de enfrentar em 2011”, explicou o vice-presidente e analista (com distinção) da Gartner, Nick Jones, em comunicado.
Pensando nisso, a empresa de pesquisas de mercado selecionou dez tecnologias que desempenharão papel fundamental na relação das empresas, tanto com os próprios empregados, como também com o cliente.
1::Bluetooth (3 e 4)
Ambas as atualizações chegarão ao mercado no próximo ano. A versão 3 aumentará a velocidade e permitirá a transferência de arquivos multimídia; a versão 4, com baixo consumo de energia, permitirá que dispositivos trabalhem com periféricos externos e sensores, como o notebook com trava automática.
2::Web no celular
Procure por uma utilização mais generalizada tanto de navegadores para smartphones como, também, de telas melhores, pois elas tornam o uso da web mais convidativo. Fornecedores como a Microsoft estão desenvolvendo melhores browsers, como o prometido para o Windows Phone 7.
3::Widgets
Estes contarão com tecnologias como JavaScript e HTML para fornecer atualizações em tempo real, desde informações sobre o tempo até atualizações em blogs e sites.
4::Plataforma independente de desenvolvimento de aplicativos
Estas plataformas serão necessárias para habilitar que aplicativos sejam executados em dispositivos móveis.
5::Loja de aplicativos
Espere pelo surgimento de mais lojas de aplicativos, além da já famosa Apple Store. A Gartner prevê que as organizações criarão suas próprias lojas, em alguns casos, para distribuir aplicativos para clientes e funcionários.
6::Serviço de localização
Segundo a Gartner, o serviço de GPS estará em mais de 3/4 dos telefones móveis até o final de 2011, e isso deverá estimular a criação de aplicativos, embora as questões de privacidade requeiram atenção constante.
7::Banda larga móvel
A ascensão da rede 4G wireless permitirá que usuários acessem mais do que nunca a Internet com os seus aparelhos, além de abrir portas para novos modelos de dispositivos móveis.
8::Touchscreen
Pesquisas recentes mostram que a maioria dos smartphones já tem touchscreen; portanto, os desenvolvedores precisam considerar isso ao construir um aplicativo.
9::Comunicação máquina-a-máquina
Avanços permitirão novas e inteligentes redes, aplicativos de varejo e segurança e dispositivos.
10::Segurança na “nuvem”
Olhe para a computação em nuvem para ajudar os CIOs a melhorar a proteção de dispositivos e de dados corporativos.
Fonte: PC World
Nenhum comentário:
Postar um comentário