Pesquisa realizadas com crianças mostra o que pode ser o segredo do sucesso
“Quando os pais elogiam a inteligência de seus filhos, acreditam estar fazendo o bem. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Columbia, 85% dos pais norte-americanos acreditam que é importante dizer a seus filhos quão inteligentes eles são. […]Nos últimos dez anos, a psicóloga Carol Dweck e seu time em Columbia estudou o efeito do elogio nas escolas de Nova York. Seu primeiro trabalho – uma série de experimentos com alunos da 5a série – bem o definem.
Dweck enviou quatro assistentes para as salas de aula. As pesquisadoras pegavam os alunos individualmente para um teste de qi com uma série de quebra-cabeças fáceis o suficiente para que todas o fizessem bem. Quando cada criança terminou seu teste, os pesquisadores davam a nota e então faziam um único elogio. Aleatoriamente, as crianças eram divididas em grupos, para algumas elogiava-se a inteligência, para outras o esforço. […]
Aí era oferecido aos alunos um novo teste que poderiam escolher. Um seria mais difícil que o primeiro, mas as pesquisadores informavam que eles aprenderiam muito com ele. A outra opção era fácil. Dos elogiados pelo esforço, 90% escolheram o mais difícil. Os que tiveram sua inteligência apontada preferiram o fácil”.
A conclusão da professora Dweck é um bocado simples e vai além da educação infantil. Sucesso – e isto não é necessariamente auto-ajuda – tem a ver com a maneira de lidar com o fracasso. Quem lida bem vai em frente. Quem tem medo, fica parado.
Com certeza tem muita criança por aí sendo estragada intelectualmente pelos pais.
ResponderExcluirTem muitos pais que nao tem consiencia atinge as crianças tao profundamente, atingindo o seu psicologico, o que pode acarretar grandes consequencias para a vida adulta...
ResponderExcluirParabéns pelo post. É a nossa forma de encarar o fracasso, como fonte de aprendizado e como pertinente a vida, que vai definir nosso sucesso. Pq o sucesso é feito de pequenos fracassos também.
ResponderExcluirAbraços.