sábado, 30 de outubro de 2010

Aprender a empreender

Até 1990, um pouco antes, sinônimo de carreira era ficar de 20 a 30 anos crescendo numa grande empresa multinacional. Isso era o que os pais desejavam para os filhos. A abertura do mercado, a competição internacional, a redução drástica de pessoal (reengenharia, lembra?), as transformações provocadas pelas novas tecnologias reduziram os ciclos de mudança nas empresas e agitaram a vida para o bem e para o mal de todos aqueles que estavam empregados ou que desejavam um emprego.
O ponto de vista mudou.
Depois de 20 anos, muitos jovens não encontram nas grandes empresas sua única alternativa. Os vínculos também são mais frágeis. Mesmo nessas empresas, o jovem talento quer desafios e a menor sensação de marasmo o estimula a procurar novas alternativas.
O empreendedorismo também deixou de ser uma opção para os excluídos do mercado de empregos formais (quem se lembra do “Engenheiro que virou suco”?). Muitos jovens já deixam a faculdade buscando criar seu próprio negócio.
Tive acesso a uma recente pesquisa feita pela GEM, Global Entrepreneurship Monitor, que demonstrou que o crescimento do empreendedorismo no Brasil está nas mãos dos jovens. Segundo a pesquisa, 52,5% dos empreendedores têm entre 18 e 34 anos, sendo que 20,8% estão na faixa de 18 a 24 anos, enquanto 31,7% encontram-se entre 25 e 34 anos.
Contudo, empreender não deve ser encarado como uma aventura. Você pode aprender a empreender. A atitude empreendedora também deve ser planejada como a construção de sua carreira. Mesmo trabalhando com carteira assinada, o espírito empreendedor deve se revelar. E ali mesmo, na atual função dentro de uma grande empresa, você pode começar a construir seu ‘Plano B’.
Ampliar contatos profissionais, participar de associações e realizar cursos específicos são estratégias importantes para pavimentar um terreno do empreendedorismo (conheça o site do Sebrae). Você precisa ver se tem vocação para o desafio, que não é pequeno.

Fonte:
Carlos Faccina
http://colunas.epocanegocios.globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário