quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Diagrama de Fluxos de Dados


O DFD ou Diagrama de Fluxos de Dados é uma ferramenta para a modelagem de sistemas. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funções, podemos dar menos importância ao DFD e dedicar-nos aos Diagramas de Entidade-Relacionamento (DER).

Um DFD é uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento de dados". (Edward Yourdon)


  • DFD Entidades Externas
  • DFD Processos
  • Fluxo de dados
  • Depósito de Dados


O DFD pode ter vários níveis de detalhamento de acordo com a necessidade do sistema. O Diagrama de Contexto é uma representação macro do sistema. Em seguida, temos os DFDs de níveis. O nível mais alto é conhecido como DFD de nível 0 e está logo abaixo do diagrama de contexto. Neste nível as principais funções do sistemas são mostradas. Caso o processo não esteja claro o suficiente o mesmo será aperfeiçoado a cada nível.

Quando se diz que o DFD fornece apenas uma visão do sistema,é pelo fato de que através de sua representação gráfica não nos comprometemos com a sua implementação física.

O DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS (DFD) Todo modelo funcional de um sistema pode ser visto como sendo formado por uma representação gráfica (uma rede de funções ou processos interligados), acompanhada da descrição de cada função e suas interfaces. A representação gráfica do modelo funcional costuma ser expressa através de um diagrama denominado Diagrama de Fluxo de Dados−DFD. O Conceito de Função → Caixa Preta X o------ Y = F(X) ------o Y por exemplo Elevar o X o----- No X ao -----o Y Quadrado Há ligações de entrada e de saída da caixa. Conhecem-se os elementos de entrada da caixa. Conhecem-se os elementos de saída da caixa. Sabe-se o que a caixa faz com as entradas para obter as saídas. Não é preciso saber como a caixa realiza suas operações, e nem a ordem.

Fonte: wikipedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário