sexta-feira, 29 de maio de 2009

Como se inscrever no PROUNI? (fases do processo seletivo)

a - Inscrição da primeira etapa: Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até 5 opções de curso em instituições diferentes ou na mesma instituição, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico.

b - Pré-seleção em primeira chamada: O ProUni pré-seleciona os estudantes que obtiverem as melhores notas no ENEM. O estudante é pré-selecionado para sua opção de maior prioridade, onde existam vagas disponíveis. Portanto, o estudante que tiver obtido o melhor resultado no ENEM é o primeiro a ser beneficiado em sua primeira opção, e assim por diante. A consulta do resultado da primeira chamada da 1ª etapa, a ser divulgado em 09/06/2009, será por meio do telefone 0800.616161 e da página eletrônica do ProUni na internet, www.mec.gov.br/prouni.

c – Confirmação de dados: Após ser pré-selecionado, o candidato deve se dirigir à instituição com os documentos necessários para a confirmação das informações prestadas na ficha de inscrição, para conferir o cronograma clique aqui.

É de responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido. A perda deste prazo ou a não comprovação das informações implicarão na sua reprovação.

d - Processo seletivo das Instituições: Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio. É possível verificar, na página eletrônica do ProUni, as instituições que aplicam este processo seletivo próprio. A instituição não poderá cobrar qualquer taxa pela aplicação deste exame.

e – Concessão da bolsa: Se aprovado nas etapas anteriores, e havendo formação de turma para a qual foi pré-selecionado, o candidato assina o Termo de Concessão de Bolsa do ProUni e é inserido no programa.

f – Pré-seleção em 2ª Chamada: Os candidatos que não foram pré-selecionados em primeira chamada ainda têm chances de concorrer a uma bolsa na pré-seleção em segunda chamada. Para isto, devem consultar o resultado da segunda chamada da 1ª etapa, a ser divulgado em 29/06/2009 por meio do telefone 0800.616161 e da página eletrônica do ProUni na internet, www.mec.gov.br/prouni.

g - Caso o candidato seja pré-selecionado em segunda chamada da primeira etapa, deve se dirigir à instituição com os documentos necessários para a confirmação das informações prestadas na ficha de inscrição, para conferir o cronograma clique aqui.

É de responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido. A perda deste prazo ou a não comprovação das informações implicarão na sua reprovação.

h – Nova Inscrição - Segunda Etapa: Os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira etapa do processo seletivo do ProUni, perderam os prazos da primeira etapa, ou reprovados por não formação de turma ainda têm chances de concorrer a uma bolsa pelo ProUni. Desta forma, devem efetuar nova inscrição para a segunda etapa do Processo Seletivo do ProUni referente ao 2ª semestre de 2009, no período de 20 a 24/07/2009. O resultado desta 2ª etapa será divulgado em 28/07/2009 por meio do telefone 0800.616161 e da página eletrônica do ProUni na internet, www.mec.gov.br/prouni.

i - Caso o candidato seja pré-selecionado na segunda etapa do processo seltivo do ProUni, deve se dirigir à instituição com os documentos necessários para a confirmação das informações prestadas na ficha de inscrição, para conferir o cronograma clique aqui.

É de responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido. A perda deste prazo ou a não comprovação das informações implicarão na sua reprovação.

fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário